Liderança

Como líder, você pode empoderar sua equipe? Esta é uma dúvida frequente, tanto para líderes em início de atividade quanto para os mais experientes. Para responder a essa pergunta, precisamos primeiro entender o que significa empoderar alguém.

Empoderar é conceder poder, investir de autonomia, habilitar, desenvolver capacidades, promover afirmação e expor influência. Esses são alguns dos direcionamentos que precisamos insistir para desenvolver nossa equipe para o empoderamento.

Quem faz isso com maestria geralmente exerce o que chamamos de Liderança Colaborativa, que é a ideia de estar a “serviço” dos outros. Geralmente, líderes são representados como aqueles que dirigem, que delegam e cujas instruções devem ser seguidas. No nosso pensamento, já vem o cenário onde os colaboradores servem aos líderes, não o contrário.

Então, a “liderança colaborativa” é um paradoxo à ideia original de “chefia”?

De um modo geral, sim. Os Líderes Colaborativos são definidos como aqueles que colocam ênfase principal em comportamentos de servir e estar à disposição dos outros, tanto colaboradores quanto para a sociedade em geral. Os líderes colaborativos colocam os interesses de seus funcionários acima de seus próprios, criando uma relação de confiança e apoio no desenvolvimento de cada membro de sua equipe para ajudá-los a atingir seu pleno potencial, “empoderando” a equipe.

E como um líder-colaborador deve proceder?

  1. Criando um relacionamento de confiança:
    • Você “segue o que fala”?
    • Você trata seus colaboradores com igualdade e eles sabem que podem confiar em você para ser justo e transparente em seu relacionamento?
    • Você ajuda a equipe a se desenvolver e crescer?
    • Você os desafia e é tolerante quando eles cometem erros honestos?
    • Você é capaz de colocar o sucesso de seus funcionários acima do seu próprio?
  2. Comportando-se com ética:
    • Você tem uma bússola moral clara para suas ações?
    • Seus colaboradores sabem quais são os princípios éticos que você defende?
  3. Capacitando colaboradores:
    • Você reconhece oportunidades em que seus funcionários precisam desenvolver autonomia e independência?
    • Você dá a eles a chance de tomar decisões?
  4. Criando valor para a comunidade:
    • No dia a dia, você pensa além dos benefícios de curto prazo para você, sua equipe e seu departamento?
    • Você busca oportunidades de criar valor para outras pessoas em sua organização ou até fora dela?
    • Como está sua sensibilidade para questões de sustentabilidade e responsabilidade social corporativa?

E por que trabalhar o empoderamento?

Quando os funcionários trabalham em direção a uma meta que está alinhada com suas próprias crenças e valores, eles se tornam mais competentes para realizar suas tarefas, podendo tomar decisões autônomas e fazer a diferença por meio de seu trabalho para os outros. Os líderes colaborativos ajudam seus funcionários a atingirem todo o seu potencial, o que transmite significado e mostra que eles podem fazer a diferença, fortalecendo habilidades e envolvendo ativamente nos processos de tomada de decisão. Isso vai fortalecer o senso de competência e autonomia.

Podemos finalizar dizendo que, quando os líderes se envolvem em comportamentos de liderança colaborativa, o senso de empoderamento da equipe cresce consideravelmente.

Boa semana e grandes negócios